LINHA DE VIDA

Não poderíamos deixar de esclarecer o nome do nosso blog, que reverencia uma das mais importantes ferramentas de segurança do trabalho em altura, a linha de vida. Essa ferramenta proporciona maior segurança aos trabalhadores, e aos empregadores. Retirado da Revista Segurança, edição 177 e escrita pelo autor Jorge Lozano, o texto a seguir nos mostra a importância e a funcionalidade dos diferentes tipos de linha de vida.

TRABALHOS EM ALTURA e LINHAS DE VIDA:

Sua importância e caracterização.

Jorge Lozano


“Consideradas EPC’s – Equipamentos de Proteção Coletiva – e sistemas de implementação prioritária na área dos Trabalhos em Altura, as linhas de vida são, na maior parte dos casos, soluções consideradas complicadas, dispendiosas ou que atrasam e atrapalham a execução das tarefas dos trepadores...”
“...Genericamente, podemos identificar as linhas de vida como Sistemas Coletivos contra Quedas em Altura e que, como o próprio nome indica, possibilitam a sua utilização por dois ou mais técnicos em simultâneo e cuja Normativa atualmente aplicável é a NR-35.
Existem linhas de vida do tipo vertical ou horizontal, instaladas de forma fixa ou temporária e em relação às quais são ancorados os Equipamentos de Proteção Individual Anti-Queda, como bloqueadores automáticos, mosquetões, cintas e cordas. Nas linhas de vida verticais encontramos soluções técnicas e fixas do tipo cabo de aço galvanizado ou inox (preferencial) ou do tipo de calha ou carril de alumínio (mais comum), inox ou galvanizado. No que diz respeito às linhas de vida horizontais e fixas, existem mais soluções e que passam pela instalação de cabo de aço inox ou galvanizado, cabo sintético (novidade) ou calha ou carril de alumínio, inox ou galvanizado, sendo que aqui deverá existir uma maior preocupação quanto à seleção do sistema mais apropriado, tendo em conta se pretendemos obter um simples Sistema de Travamento de Queda ou um Sistema de Posicionamento de Trabalho.
Para além disso, nas situações que envolvam a utilização de linhas de vida fixas, o fato de eventualmente “trabalharmos em suspensão” irá naturalmente implicar que a solução a adotar será sempre a de carril ou calha, devido ao fato de não existir deformação deste EPC Anti-Queda.

Por último, e como alternativa, poderemos adotar a instalação de linhas de vida temporárias que, tal como é identificado, são utilizadas durante o tempo de execução dos Trabalhos em Altura e com as diferenças que a seguir indicamos: verticalmente, são utilizadas cordas que permitem o posicionamento e a suspensão simultânea, sendo que a sua utilização se limita a um técnico de cada vez; horizontalmente, são utilizadas cordas ou cintas que unicamente permitem o travamento da queda (sem posicionamento e/ou suspensão), sendo que a sua utilização pode ser realizada por mais do que um técnico em simultâneo, desde que não se encontrem no mesmo vão de dois pontos de fixação da linha de vida...”

Disponível em: revistaseguranca.com acessado dia: 10-11-12



2 comentários:

  1. Gostaria de saber qual valor de uma ART dos pontos de ancoragem Predial pra uma montagem de linha de vida

    ResponderExcluir
  2. De fato, a utilização da linha de vida para trabalho em altura é uma exigência da NR 35 - SPQ - Sistema de Proteção contra Quedas!

    ResponderExcluir