TECNOLOGIA: Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho reúne um conjunto de ciências e tecnologias cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.
Foto: Lírio Morais
Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. Por isso, entre as principais causas de acidentes de trabalho estão os eventos envolvendo quedas de trabalhadores, ora por causa do ato inseguro ora por causa das condições inseguras tal como o equipamento a ser utilizado ou não. O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE – entendeu que era necessário criar uma norma que atendesse a todos os ramos de atividade para que estes trabalhos fossem realizados de forma segura. Entre as distintas características ambientais dos diversos trabalhos em altura podemos relacionar aqueles desempenhados na telefonia, transmissão e distribuição de eletricidade, transporte por cabos, montagem e manutenção industrial e reparo e construção naval.

2 comentários:

  1. Olá,

    Meu nome é Rodrigo Santos e trabalho como consultor na
    Foco Consultoria & Treinamento - Segurança do Trabalho e gostaria de dizer que a atividade de trabalho em altura apesar de normatizada não é clara quanto a qualificação dos instrutores que ministram os cursos de NR-35. Temos muito que evoluir. Mas já é um começo. Parabéns ao pessoal do Blog Trabalhando Nas Alturas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados da Foco, realmente percebe-se a falta de preparo de certos profissionais. Agradecemos pelo reconhecimento e estamos à disposição para qualquer sugestão de material ao blog LINHA DE VIDA.
      Saudações,
      Equipe LINHA DE VIDA

      Excluir